Copa do Mundo de Beach Tennis: França x Espanha
Transmissão ao vivo da Copa do Mundo de Beach Tennis
A Copa do Mundo de Beach Tennis é destaque nesta semana na NSports e você não pode ficar de fora dessa! Até o próximo domingo (13) você vai ter encontros diários aqui com a gente para curtir os jogos que acontecem na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Ao todo, o evento conta com 16 seleções com o Brasil sendo o anfitrião e mais os selecionados da África do Sul, Alemanha, Aruba, Chile, Curaçao, França, Espanha, Estados Unidos, Itália, Japão, Letônia, Polônia, Portugal, Tailândia e Venezuela em busca do título da categoria Pro. Então, fique ligado na nossa programação para não perder nada dos jogos do Brasil e das demais seleções.
O Time Brasil de Beach Tennis estará com sua força máxima para voltar a erguer o troféu de campeão em 2022. O elenco conta com André Baran (número 5 do mundo), Allan Oliveira (#7) e Vinicius Font (#14), no Masculino; e Rafaela Miiller (#5), Vitória Marchezini (#9) e Marcela Vita (#9) no Feminino. A Itália também vem forte para querer dar o troco no Brasil. Giulia Gasparri e Ninny Valentini lideram o ranking mundial feminino com apenas cinco derrotas em 69 partidas, enquanto Doriano Beccaccioli voltou ao top 10 recentemente com o 10º lugar e é o terceiro melhor ranqueado do país. A equipe italiana terá ainda Michelle Cappelletti, número 1 do mundo, e Mattia Spoto, quarto colocado, entre os homens, além de Sofia Cimatti, quarta colocada, entre as mulheres.
Vale destacar que o Brasil é atual campeão da Copa do Mundo e tetracampeão da competição (2013, 2018, 2019 e 2021). No ano passado venceu a Itália e igualou a principal adversária em números de títulos mundiais (2012, 2014, 2015 e 2017). Este ano, a briga entre os dois países será pelo pentacampeonato. A Rússia, vencedora de um título mundial, também completa a lista de vencedores do mundial.
+ Confira a programação de eventos do Mundial de Beach Tennis na NSports
Por fim, as seleções que estão na disputa da Copa do Mundo de Beach Tennis pode ser composta com quatro ou até seis atletas e um capitão. Os confrontos do mundial consistem em jogos envolvendo duplas femininas, masculinas e mistas, essa última caso haja um empate no feminino e masculino. Além disso, teremos a disputa da categoria Júnior que conta com oito países: Brasil, Alemanha, Chile, França, Espanha, Itália, Polônia e Venezuela. Na estreia da categoria no ano passado, a equipe brasileira foi vice-campeã e busca este ano o título inédito com Antônia Thompson, Isabela Massaioli Sousa e Júlia Cabral, no Feminino; e Augusto Oliveira, Mateus Bueno e Gustavo Garbarski, no Masculino.
Um pouco sobre a história do Beach Tennis
Primeiramente, o Beach Tennis é uma modalidade que foi criada na Itália, nas praias famosas de Ravenna, no final dos anos 80, como um atividade recreativa entre os banhistas. Porém, como muita gente foi se interessando por sua prática, em 1996 algumas regras foram padronizadas pela Federação Internacional de Tênis (ITF) e o esporte começou um processo de profissionalização.
No Brasil, a modalidade chegou em meados de 2008 nas praias do Rio de Janeiro. A partir desse momento, a prática do Beach Tennis não ficou apenas atrelada às praias, e sim várias cidades do nosso país foram criando quadras de areia para a prática do esporte, sem mencionar que a modalidade já é praticada em mais de 80 países na atualidade.
Como que funciona as regras do Beach Tennis?
Agora, sobre as regras do Beach Tennis, as quadras são retangulares e possuem 16 metros de comprimento. A largura dela é variada de acordo com a disputa de simples e duplas. Nos jogos de duplas é de 8 metros de largura e nos jogos de simples ela fica em 4,5 metros de largura.
Além disso, temos também a questão da pontuação. No Beach Tennis, ela segue a escala de 15, 30, 40 e game. Ou seja, o primeiro ponto vale 15, o segundo ponto vai para 30, no terceiro a soma chega a 40 e no quarto ponto ganha-se o game. Diferente do tênis convencional, não há vantagem caso os jogadores ou duplas empatem por 40 a 40, ou seja, quem fizer o próximo ponto vencerá o game.
Os jogos de simples são disputados em melhor de 6 games. Já as de duplas em melhor de 9 games, com diferença de 2 games. Desta forma, para um jogo 1 x 1, o vencedor precisa ganhar 6 games com vantagem de 2 sobre o adversário. Se o set empatar em 5 a 5 games, joga-se até abrir dois pontos de vantagem. Contudo, se houver empate por 6 a 6, o set será decidido no game de desempate, o chamado tie-break. Consequentemente, na competição de duplas os vencedores precisam chegar nos 9 games vencidos, também com a vantagem de dois games. O tie-break é disputado caso haja empate por 9 a 9.
Como acompanhar as transmissões da Copa do Mundo de Beach Tennis?
Primeiramente, a Copa do Mundo de Beach Tennis será transmitida todos os jogos da Quadra Central na NSports. Portanto, para conferir a agenda de transmissões futuras da competição, basta acessar o link https://beachtennis.nsports.com.br/
Entretanto, se perdeu a transmissão ao vivo de alguma partida, não tem problema algum. Toda a íntegra das partidas estarão disponíveis no nosso site e aplicativo na categoria de jogos anteriores. Além disso, você poderá ter acesso aos melhores momentos das nossas transmissões!
Por fim, você também pode acompanhar as partidas da Copa do Mundo de Beach Tennis pelo o nosso aplicativo. Você pode baixar tanto para a versão Android, como para IOS. Confira: Loja Android | Loja Apple.